Prótese Dental

Prótese Dental

Área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente a função mastigatória, estética, e fonética.

O que é coroa?

É o nome que se dá a uma prótese que visa substituir a coroa de um dente natural que foi prejudicada em sua estrutura e em sua beleza.

O que é faceta?

É uma lâmina de porcelana cimentada sobre a coroa de um dente natural, com o intuito de mascarar imperfeições como: manchas, escurecimento, espaço entre os dentes (diastema), correção de dentes tortos (girados), dentre outros fatores reparados com um desgaste mínimo quando comparado aos desgastes para coroas (0,7mm). Atualmente, existem cerâmicas, chamadas de lentes de contato, que nos permite um desgaste de somente 0,3mm, ou em algumas situações onde não há necessidade de desgaste algum.

O que são LENTES DE CONTATO dentárias?

São facetas ultra finas de porcelana que apresentam alta resistência, o que nos permite um desgaste mínimo do dente ou, em algumas situações, é possível reconstruir um sorriso sem nenhum desgaste dental.

É necessário desgastar o dente para confeccionar uma coroa?

Sim. Somente dessa maneira se obtém espaço suficiente para a confecção de uma coroa semelhante à forma e ao tamanho de um dente natural.

Quais os tipos de materiais utilizados?

Resina acrílica, cerômero, e porcelana. Para dar maior resistência, podem-se utilizar estruturas internas de metal (ligas de ouro ou ligas alternativas) ou estruturas cerâmicas de alta resistência (zircônia).

Qual a diferença entre resina e porcelana?

A resina é um material de reparo mais simples que a porcelana. Apresenta um maior desgaste e a alteração da cor ao longo do tempo. A porcelana apresenta maior dureza e estabilidade de cor, é superior no caráter estético.

Há riscos de fraturas?

A coroa artificial, quando bem executada, corre os mesmos riscos que os dos dentes naturais, estando exposta aos mesmos acidentes. Os cuidados devem ser iguais aos tomados com os dentes naturais.

É necessário tratar o canal de um dente que irá receber uma coroa?

Sempre que possível, deve-se evitar o tratamento de canal. Isso, em algumas situações, é necessário para que, dentro do canal tratado, seja instalado um pino metálico, a fim de aumentar a resistência do dente e para reter a coroa artificial.

Enquanto a prótese é confeccionada no laboratório, o que se usa sobre o dente desgastado?

Coroas provisórias de resina acrílica, que são executadas imediatamente e colocadas sobre o dente desgastado, suprindo as necessidades estéticas e funcionais. Essa coroa, depois, será removida e substituída pela chamada “definitiva”.

Como a coroa é fixada ao dente?

O próprio encaixe sobre o dente desgastado já é uma forma de retenção, que será melhorada com agentes cimentantes específicos que, além de aumentarem a retenção, irão promover o vedamento da margem dente/coroa.

Qual o motivo do escurecimento próximo à gengiva?

Muitas vezes, esse escurecimento é causado pela transparência dos tecidos gengivais que, por serem finos, mostram a sombra de uma raiz escurecida. Outras vezes, é a cinta de metal que, por falha técnica, ficou visível, ou ainda porque houve um afastamento gengival expondo a área da emenda entre a coroa artificial e o dente.

Quanto tempo dura uma coroa?

A durabilidade dependerá, por parte do profissional, da acertada indicação, execução e escolha do material e, principalmente, por parte do paciente, através dos cuidados com a higienização e a utilização dessa prótese. Não existem prazos definidos de longevidade, por esta depender de inúmeros fatores.

Tipos de Próteses:

O que é uma prótese total (“Dentadura”)?

É uma prótese que devolve todos os dentes perdidos. É indicada para pessoas que ao longo da vida perderam todos os dentes da maxila (arco superior) ou da mandíbula (arco inferior). A prótese total deve ser removida e higienizada todos os dias.

O que é uma prótese parcial removível (“roach”)?

Quando o paciente ainda apresenta alguns elementos dentários na boca, esta prótese pode ser confeccionada. Este tipo de prótese apresenta grampos metálicos que são responsáveis pela retenção e estabilidade. A prótese parcial removível também deve ser removida e higienizada todos os dias.

O que é uma prótese fixa?

Quando perdemos até 3 dentes e temos outros dois ao lado deste espaço “vazio”, então, podemos realizar a confecção de uma prótese que substitua somente estas coroas perdidas utilizando os dentes ao lado, evitando com isso que utilizemos grampos metálico, não havendo mais a necessidade de remove-la. Neste caso, o paciente deve realizar a higiene na própria boca com auxílio de escova e fio dental, cuidados este que devem ser um pouco mais rigorosos.

O que é uma prótese de precisão?

São próteses parciais removíveis que apresentam encaixes pré-fabricados nos permitindo remover os grampos metálicos, proporcionando maior estética. Contudo, são ligeiramente mais custosas e exigem aspectos e etapas mais criteriosas.